MUSEALIZAÇÃO DA CENTRAL HIDROELÉTRICA DO CALDEIRÃO – TORRES NOVAS
PEÇAS DO ESPÓLIO ORIGINAL
Neste processo de musealização da Central do Caldeirão, temos seguido uma linha de ação de preservação com vista à instalação das peças originais em depósito. Esta peça foi alvo de processos de conservação nomeadamente ao nível de limpeza, desengorduramento, remoção de óleos e corrosões, e intervencionada por técnicos especializados em conservação de máquinas e equipamentos industriais. Após essa intervenção esta peça foi integrada em contexto expositivo no núcleo museológico da Central do Caldeirão.
Motor Trifásico
INVº Nº: MMTN/CAL013
DATAÇÃO: 1924
TIPO: MKA 14
FABRICANTE: ASEA - ALLMANNA SVENCA ELECKTRISKA AKTIEBOLAGET
HISTORIAL DA EMPRESA: A ASEA (abreviatura sueca) foi fundada em 1883 e era uma empresa de engenharia elétrica sueca. Desde cedo que a empresa estabeleceu agências e filiais, em Portugal, a JAYME DA COSTA LDA foi o seu representante oficial desde a década de 1920 até à década de 1960. Com a adesão à EFTA, a ASEA abre, diretamente, uma filial: a ASEA Eléctrica Lda. com sede em Lisboa e no Porto.
LOCAL: Westeras, Suécia
MATERIAL: ferro fundido; latão
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
DESCRIÇÃO: Motor de corrente alternada, trifásico, forma B com anéis coletores, que constituía um componente de outras máquinas-ferramentas, sendo ele o objeto/máquina de transmissão da energia elétrica que fazia a ligação da máquina “Ruston” no interior da central e a conduzia à rede de distribuição, e que permitia que esta energia entre no processo produtivo.
CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO: Sala das máquinas; componente do grupo térmico.
MODO DE INCORPORAÇÃO: Espólio Original
Núcleo Museológico da Central do Caldeirão