O Museu Municipal Carlos Reis está a receber a oficina “Influência subliminar…”, do Micael Ferreira.

Este ciclo foi iniciado com alunos de artes, da escola Maria Lamas, que foram provocados a iniciar novas práticas artísticas, num encontro entre o naturalismo de Carlos Reis e as novas expressões gráficas, num prolongamento do corpo para o traço, uma experiência contemporânea em contexto museológico. 

 
Com a aproximação do regresso às aulas, recordamos em imagens o verão que passou e as centenas de crianças que vieram até ao museu e a quem levámos um pouco dele. Aqui ficam fotografias das duas oficinas para o ensino pré-escolar – “Se o toque fosse arte” e “A orquestra da natureza” – e das duas oficinas para o primeiro ciclo – “Museu de histórias” e “A nossa pequena villa”.
Em “Se o toque fosse arte”, as crianças exploraram o uso das texturas e técnica mista na criação artística, a partir de uma obra de Joana Falcão, “Tripas Coração”. Em “A orquestra da natureza”, realizou-se um percurso por três paisagens de Carlos Reis, explorando a sinestesia como sensibilidade estética, ao associar as expressões visual e musical (deixamos uma nota de agradecimento ao Choral Phydellius pela cedência dos instrumentos musicais, possibilitando esta oportunidade aos pequenos). Em “Museu de histórias”, o conto e a fabulação surgem como resultado do exercício imaginativo que advém da observação de objetos artísticos. Nesta, a partir de obras de Carlos Reis, as crianças fantasiaram e ilustraram as suas próprias histórias em formato de banda desenhada. Por último, em “A nossa pequena villa”, desafiámos grupos de “pequenos romanos” a trabalharem em conjunto para construírem um modelo simbólico da sua villa.
Obrigada a todas e todos. No próximo verão, há mais!

 
VASSALO… ENTRE LINHAS E CORES #1
Com o regresso às aulas, relembramos a oficina “Vassalo… entre linhas e cores”, que ocorreu entre os meses de abril e junho na Praça do Peixe, no âmbito da exposição “José Vassalo - Um mausoléu singular”. Nesta, as crianças do ensino pré-escolar foram convidadas a refletir sobre a sua própria imagem e modos de representação a partir dos autorretratos do artista. Pintaram também o seu autorretrato com recurso a pastel de óleo e colagem, remetendo às técnicas usadas por José Vassalo.
Já sentimos falta deste movimento, ânimo e criatividade nos nossos espaços!
(Mais registos em breve…)

 
VASSALO… ENTRE LINHAS E CORES #2
Como prometido, aqui deixamos novos registos da oficina “Vassalo… entre linhas e cores” que ocorreu entre os meses de abril e junho na Praça do Peixe, no âmbito da exposição “José Vassalo - Um mausoléu singular”. Esta foi uma das oficinas de serviço educativo oferecidas pelo Museu Municipal Carlos Reis durante o ano letivo 2021/2022 e tratou a temática do autorretrato na obra de José Vassalo.
Aproveitamos para desejar a todos e todas um ótimo regresso às aulas. Estamos de portas abertas para vos receber!

 
 
Que histórias contam as pinturas que vemos nos museus? Poderemos usar a nossa imaginação para analisar, interpretar e fantasiar sobre o que ainda não conhecemos? De que modo podemos contar essas histórias?
Na oficina "Museu de histórias", as crianças exploram o núcleo de pintura de Carlos Reis através do recurso à ficção enquanto forma de leitura criativa das imagens e da utilização do desenho como meio de comunicação de narrativas imaginadas.

A sua opinião conta