MUSEALIZAÇÃO DA CENTRAL HIDROELÉTRICA DO CALDEIRÃO – TORRES NOVAS
PEÇAS DO ESPÓLIO ORIGINAL
Neste processo de musealização da Central do Caldeirão, temos seguido uma linha de ação de preservação com vista à instalação das peças originais em depósito, neste caso o Disjuntor AEG. Esta peça foi alvo de processos de conservação nomeadamente ao nível de limpeza, desengorduramento, remoção de óleos e corrosões, e intervencionada por técnicos especializados em conservação de máquinas e equipamentos industriais. Após essa intervenção esta peça foi integrada em contexto expositivo no núcleo museológico da Central do Caldeirão.
DISJUNTOR
INVº Nº: MMTN/CAL011
DATAÇÃO: 1960
INVENTOR: Franklin Cooper, 1938
FABRICANTE: AEG - Allgemeine Elektricitäts-Gesellschaft
HISTORIAL DA EMPRESA: A AEG foi uma das mais importantes empresas eletrotécnicas da Alemanha, fundada em 1887, esteve em funcionamento até 1996, e continua a ser uma marca utilizada atualmente em equipamentos elétricos no mundo inteiro.
LOCAL: Berlim, ALEMANHA
CAPACIDADE: 300 MVA// 20-30 KVA
MATERIAL: Metal/Cerâmica
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
DESCRIÇÃO: Disjuntor a óleo isolante para corte em alta tensão. O disjuntor para alta tensão tem como objetivo estabelecer, suportar e interromper as correntes, quer em condições normais de operação, para ligar ou desligar uma linha em uma rede elétrica, quer em condições especificadas, em particular para eliminar um curto-circuito na rede causado por exemplo por relâmpagos, ou outros. Funciona sob ação do arco elétrico, cuja energia é utilizada para decompor e evaporar o óleo, o que permite o resfriamento e a consequentemente, interrupção da corrente.
CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO: Disjuntor da subestação da Central do Caldeirão.
MODO DE INCORPORAÇÃO: Espólio Original
Núcleo Museológico da Central do Caldeirão