CASA MOGO - ARTE SACRA E NATURALISMO CARLOS REIS (arte XIV-XX)

Núcleo de arte sacra

A coleção de pintura e escultura sacra, patente no Museu Municipal Carlos Reis, proveniente de diversos templos católicos do concelho e da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas (depósito), permite ao visitante olhar para a antiga vila torrejana a partir das suas confrarias, igrejas e conventos. Liga-se assim este núcleo com os temas medievais abordados no Núcleo de Arqueologia do Museu de Torres Novas (sito em edifício próprio), avançando para o desenho da vila da Idade Moderna e para as mais diversas manifestações religiosas no concelho até ao final do século XIX-inícios do século XX. Ao discurso museológico alicerçado na coleção de escultura e pintura sacra, junta-se a maquete representativa de Torres Novas em meados do séc. XVIII, com um aporte digital a partir do qual os visitantes podem observar o centro histórico de Torres Novas com explicações sobre os lugares de antigamente e com ligações aos dias de hoje.

Núcleo de pintura de Carlos Reis

O Museu Municipal de Torres Novas tem como patrono Carlos Reis, nome atribuído pela câmara ao museu após a morte do pintor, em 1942. Desde então, nunca tendo sido um museu dedicado exclusivamente à obra de Carlos Reis, manteve-se o nome do museu e, nos anos 90, do século XX, aquando da reabertura do museu municipal na Casa Mogo de Melo, celebrou-se o contrato de depósito de dezenas de obras do Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado). Desde então, o MMCR tem à sua guarda estas peças, às quais junta atualmente o depósito da família de mestre Carlos Reis, que incluí mobiliário, pintura e todo o acervo documental de Carlos Reis.

Atualmente o MMCR é provavelmente o museu nacional com maior número de obras de Carlos Reis em exposição e é também o local onde se encontra a maior parte do seu arquivo privado.

Área de exposições temporárias

O espaço de exposições temporárias do Museu Municipal Carlos Reis – Casa Mogo de Melo é o lugar onde se dá visibilidade à coleção do museu que não se encontra em exposição, dando espaço, sobretudo, aos temas da história recente de Torres Novas, como lugar de reencontro das pessoas de Torres Novas com/no museu, através das coleções e das histórias que elas contam. As exposições temporárias da Casa Mogo podem também ser mostras/trabalhos correlacionados com os temas, os autores e as cronologias patentes nas exposições de longa duração da Casa Mogo de Melo.

Centro de Documentação do MMCR

O centro de documentação do Museu Municipal Carlos Reis localiza-se na Casa Mogo de Melo. Este espaço de consulta inclui obras de referência, monografias e periódicos que versam sobre os temas do acervo do museu. O centro abarca ainda uma área de arquivo documental referente às diversas coleções.

O Centro de Documentação do MMCR conta ainda com uma área dedicada ao mestre Carlos Reis, onde está patente o espólio epistolar pessoal do pintor.