Núcleo expositivo dirigido à história de Torres Novas e seu concelho. Através de peças tipologicamente variadas, pretende-se ilustrar o percurso histórico vivido pelas sucessivas gerações que ocuparam o espaço territorial correspondente à área definida pelos limites concelhios que conhecemos hoje.

O percurso inicia-se com peças datadas da Alta Idade Média e termina nos inícios do séc. XX, apresentando os múltiplos aspectos que pontuaram a vivência quotidiana das populações

O núcleo de arte sacra instalado num dos pisos do Museu Municipal é ilustrativo da riqueza do património artístico do concelho de Torres Novas. Está dividido em três alas distintas (fotografia, estatuária e pintura) que se unem em torno do lema que estrutura este núcleo.

As obras presentes são todas oriundas de casas e templos do concelho de Torres Novas.

O contributo da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas, na cedência de algumas das peças expostas, foi fundamental para a reunião de um espólio artístico indiscutivelmente valioso, e que muito prestigia o Museu e a cidade.

Dedicado ao pintor naturalista Carlos Reis, nascido em Torres Novas em 1863, o actual núcleo é composto por 30 obras do autor.

As obras expostas são exemplificativas da dupla qualidade de paisagista e retratista de Carlos Reis, revendo-se nelas a predilecção do pintor para retratar aspectos do quotidiano da vida campestre.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta