1. Um programa Mobilizador
Em 2008 a Assembleia da República aprovou a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, adoptada pela UNESCO em 2003. A publicação do decreto - lei nº 139/2009, de 15 de Junho, que estabelece o regime jurídico de salvaguarda do património cultural imaterial (OCI), e da portaria nº196/2010, de 9 de Abril, que define normas para os procedimentos de inventário do PCI, veio finalmente criar condições para que, a nível nacional, se pudessem dar passos decisivos na recolha e constituição de uma base de dados do PCI português.
As tradições e expressões orais, as expressões artísticas, as práticas sociais, rituais e eventos festivos, que entre outros aspectos da cultura popular, são realidades há muito recenseadas e estudadas por etnógrafos e antropólogos. Importava agora, projectar o que de mais singular ainda subsiste como manifestações vivas do PCI no nosso país.
Entretanto, este projecto tem sido pretexto para que, a nível local se tenham promovido programas de recolha ou de sistematização do património cultural imaterial, enriquecendo os acervos museológicos locais: ao objecto, junta-se agora a palavra, o gesto os saberes, os rituais.
Em Torres Novas, cabe ao Museu Municipal protagonizar este programa, ainda mais mobilizador porque, à base de dados do PCI do concelho, se associam acções mais vastas e abrangentes.
2. Registos da Memória - Ir mais além!
Arquivo do tempo presente
Histórias de vida:
Cada vida tem o mundo dentro e cada história de vida conta um fragmento do mundo. O acervo documental de histórias de vida vídeo-gravadas - a que se juntam fotografias e documentação pessoal dos entrevistados - constitui um fundo local de memórias de um passado ainda agarrado a este tempo e que se vai juntando, no museu, ao seu património material.