Histórias da história deste museu

Coleção de arqueologia.

A coleção de arqueologia resulta de um extenso trabalho de investigação e recolha arqueológica desde que foram descobertos os primeiros vestígios da presença do homem paleolítico na região de Torres Novas, nos inícios dos anos quarenta, por Georges Zbyszewki e Henri Breuil  e que, no seu conjunto, permitiram vislumbrar desde logo a riqueza arqueológica da região.

Muitas outras descobertas se sucederam, de que resultaram inúmeros materiais, os mais significativos podem ser vistos no núcleo de longa duração “O canto de Avita”, dedicado exclusivamente à arqueologia do concelho de Torres Novas,  e abarcam um vasto período que se inicia no Paleolítico e vai até à romanização.

A diversidade das peças expostas demonstra que a presença do homem no território hoje torrejano, além de remontar a tempos muito antigos, foi contínua e ininterrupta até aos nossos dias.

A imagem reproduz uma das peças mais emblemáticas da coleção, a estatueta representa a divindade romana, de origem grega, Eros. É de mármore branco e foi encontrada na década de 30, junto às ruínas da villa romana de Cardílio, em Santo António da Caveira, Torres Novas.

Desconhecendo-se o seu autor ou a sua datação absoluta pensa-se ser do Séc. I d.C..

Calendário

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta