No sábado passado, dia 11 de janeiro, muitas foram as pessoas que se juntaram para a roda de conversa sobre A Comunal de Árgea, uma cooperativa de produção que laborou entre 1974 e 1977.
Manuela Fazenda e Joaquim Alberto Simões foram dois dos fundadores desta cooperativa e dispuseram-se a contar como tudo começou e… acabou. Às vozes da Manuela e do Joaquim, juntaram-se outras de pessoas que passaram pela Comunal, contando histórias desses dias de construção, na prática, de uma nova forma de viver em sociedade. Naquela roda, fizeram-se perguntas, contaram-se experiências e trocaram-se ideias, não só sobre o que foi A Comunal mas também sobre o que podemos fazer hoje para construir conhecimento sobre esta história recente. Foram referidos projetos performativos que falam d’ A Comunal (por exemplo, o trabalho “Nova Árgea”, de André Guedes, que foi, aliás, explicado pelo próprio) e foi pelos presentes invocada a ideia de se vir a escrever e a publicar sobre as cooperativas que existiram em Torres Novas.
Esta roda de conversa serviu também de convite para que todas as pessoas interessadas no tema se juntem à equipa do CHUDE-Centro Humberto Delgado para conjuntamente construírem uma exposição sobre A Comunal.

#CarlosReis #MMCR #MuseuMunicipalCarlosReis #torresnovas

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta

 Inquéritos de satisfação