No sábado passado, dia 11 de janeiro, muitas foram as pessoas que se juntaram para a roda de conversa sobre A Comunal de Árgea, uma cooperativa de produção que laborou entre 1974 e 1977.
Manuela Fazenda e Joaquim Alberto Simões foram dois dos fundadores desta cooperativa e dispuseram-se a contar como tudo começou e… acabou. Às vozes da Manuela e do Joaquim, juntaram-se outras de pessoas que passaram pela Comunal, contando histórias desses dias de construção, na prática, de uma nova forma de viver em sociedade. Naquela roda, fizeram-se perguntas, contaram-se experiências e trocaram-se ideias, não só sobre o que foi A Comunal mas também sobre o que podemos fazer hoje para construir conhecimento sobre esta história recente. Foram referidos projetos performativos que falam d’ A Comunal (por exemplo, o trabalho “Nova Árgea”, de André Guedes, que foi, aliás, explicado pelo próprio) e foi pelos presentes invocada a ideia de se vir a escrever e a publicar sobre as cooperativas que existiram em Torres Novas.
Esta roda de conversa serviu também de convite para que todas as pessoas interessadas no tema se juntem à equipa do CHUDE-Centro Humberto Delgado para conjuntamente construírem uma exposição sobre A Comunal.

#CarlosReis #MMCR #MuseuMunicipalCarlosReis #torresnovas

Calendário

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta