O Município de Torres Novas e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) promovem, conjuntamente, o Prémio Francisco Canais Rocha para estudos sobre o movimento operário.
Este prémio tem como objetivo evocar a figura de Francisco Canais Rocha, prestando homenagem ao seu percurso de vida e ao seu legado enquanto lutador pela Liberdade, pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia, galardoando trabalhos, no âmbito de projetos de investigação na área da história do movimento operário e sindical português. Com o Prémio Francisco Canais Rocha as entidades promotoras visam, ainda, fomentar o desenvolvimento da investigação nas áreas de estudos sobre o movimento sindical português, contribuindo para dar continuidade ao labor historiográfico de Francisco Canais Rocha.
O prémio terá uma periodicidade trienal e consistirá na atribuição de uma recompensa pecuniária, no valor de 3 000 euros, ao vencedor da edição.
As candidaturas ao Prémio Francisco Canais Rocha estão abertas até dia 31 de dezembro de 2024.
As normas de participação estão disponíveis online em https://www.cgtp.pt/ e https://cm-torresnovas.pt/.../PremioFCR_Normas_2025.pdf .
Francisco Canais Rocha (1930-2014), nascido em Torres Novas, no dia 17 de Janeiro de 1930, foi o primeiro coordenador da CGTP-IN após o 25 de Abril, ativo combatente antifascista, historiador do movimento operário e sindical, e um incansável dinamizador da luta sindical e da vida associativa local.
Para mais informações contacte o Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.