Há 50 anos, na tarde de 22 de setembro de 1974, uma multidão juntou-se, numa “imensa comemoração popular”*, na Brogueira e no Boquilobo, para honrar Humberto Delgado. Nesse dia, em Torres Novas, durante a manhã, foi descerrada uma placa toponímica no largo do Rossio para substituir o nome do largo, que se chamava Largo Marechal Carmona, por Largo Humberto Delgado, numa clara manifestação de louvor aos que lutaram pela Liberdade, durante a longa ditadura portuguesa.

A Homenagem Nacional a Humberto Delgado foi organizada pelo MDP/CDE (Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral), núcleo da Brogueira, e nela colaboraram a Câmara Municipal de Torres Novas, o jornal O Almonda, o Choral Phydellius (associação local), o PCP (Partido Comunista Português), o PS (Partido Socialista), o MJT (Movimento da Juventude Trabalhadora) e o MDMP (Movimento Democrático das Mulheres Portuguesas).

Os jornais registaram o momento e a RTP gravou as imagens, os sons e as palavras desse dia. A música de Lopes Graça entoada pelo Choral Phydellius, as palavras de ordem e os discursos de Carlos Trincão (então presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Torres Novas), de Maria Lamas e de outras personalidades locais e nacionais que, nesse dia, se encontraram no Boquilobo e na Brogueira, podem ser vistas e ouvidas agora no arquivo on-line da RTP (aqui https://arquivos.rtp.pt/conteudos/homenagem-a-humberto-delgado-2/ ). Nas filmagens da RTP podemos ainda reconhecer figuras locais como Francisco Canais Rocha (dirigente histórico do PCP), João Hespanhol (comerciante, músico e militante da oposição democrática ao regime), José Ribeiro Sineiro (dirigente do MDP/CDE, antigo preso político), entre outras, e personalidades nacionais como a viúva, a filha e o genro de Humberto Delgado, o padre Felicidade Alves, Virgínia Moura, Ruy Luís Gomes, Arlindo Vicente, Raul Rego, Emídio Guerreiro, entre outras pessoas na altura ligadas aos vários setores da oposição democrática.

 

*Frederico Delgado Rosa, neto e biógrafo de Humberto Delgado, refere: «A freguesia natal de Humberto Delgado antecipou-se então a todas as iniciativas, com uma imensa comemoração popular em Setembro de 1974.» (Humberto Delgado. Biografia do General Sem Medo, ed. Esfera dos Livros, 2015, p. 515)

 

Imagens: Fig. 1 – Recorte do jornal O Almonda, 28-09-2024; Fig. 2 – Folheto de divulgação da Homenagem Nacional a Humberto Delgado (coleção particular); Fig. 3 – Fotografia do comício (coleção particular de José Ribeiro Sineiro)   

Fontes: Jornal O Almonda (21-09-2024; 28-09-2024; 05-10-1974); «Homenagem a Humberto Delgado em Torres Novas», RTP Arquivos https://arquivos.rtp.pt/conteudos/homenagem-a-humberto-delgado-2/

 

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta