Na sexta-feira, dia 13 de setembro, realizou-se uma sessão de lançamento do catálogo de pintura intitulado José Vassalo. Um mausoléu singular, na Fábrica do Álcool, propriedade da família do pintor, em Lapas. Este catálogo contém um texto do próprio artista sobre o seu trabalho e a memória da exposição com o mesmo título, realizada na Praça do Peixe, em Torres Novas, entre 26 de março e 26 de junho de 2022.

Tanto o catálogo como a exposição foram iniciativas resultantes de uma feliz parceria entre o Municipal Carlos Reis e a família do pintor José Vassalo, no contexto do estudo e da divulgação da obra pictórica de José Vassalo, com os quais o Município se comprometeu a partir do momento em que aceitou uma doação de mais de 1000 obras do artista.

A sessão de lançamento contou com a presença das investigadoras de História da Arte Margarida Elias e Raquel Henriques da Silva, curadoras da exposição, e da família do pintor. O público presente teve oportunidade de apreciar um pequeno número de pinturas, representativas da vasta e diversificada obra do pintor, e em exposição no local do lançamento do catálogo.

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.