Na passada segunda-feira dia 8 de julho, foi inaugurado o Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila, núcleo expositivo gerido pelo Museu Municipal Carlos Reis, que tem como missão salvaguardar, conservar, investigar, divulgar e valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas. Está sediado em edifício próprio, em pleno centro histórico de Torres Novas, mais concretamente junto ao castelo, área privilegiada no roteiro cultural da cidade.
Após o descerramento da placa inaugural, teve lugar um momento musical protagonizado pela soprano Carla Frias e pelo barítono Tiago Amado Gomes, seguido de breve discurso do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, que enalteceu o papel da família Alvarenga, antiga detentora do imóvel, na concretização desta obra através da sua doação. Agradeceu ainda a toda a equipa envolvida neste projeto e manifestou a sua satisfação com o resultado obtido. De seguida, todos os presentes foram convidados a visitar o local.
 Este núcleo estrutura-se em três espaços distintos:
_Piso 0 | Exposição de longa duração | Um rio, um território, uma história humana
A exposição de longa duração localiza-se no Piso 0 e a sua narrativa tem como fio condutor o rio Almonda, elemento natural fundamental para a fixação das populações humanas ao atual território torrejano. A partir do mote “Um rio, um território, uma história humana”, constrói-se um discurso diacrónico desde a Pré-História (c. de 400 000 anos) até ao final da Idade Média (século XV).
_Piso 1 | Exposição de curta duração | Arqueologia do Almonda: uma janela sobre meio milhão de anos de história
A exposição de curta duração inaugural será dedicada à investigação que se desenvolve há já 36 anos no sistema cársico associado à nascente do rio Almonda, um sítio singular para o estudo da Pré-História em Portugal e na Europa. Pela primeira vez, encontra-se em exibição o crânio humano fóssil com 400 000 anos, encontrado na Gruta da Aroeira. O crânio humano fóssil conhecido como ARO3 é um dos fósseis humanos mais antigos do Ocidente Europeu. A investigação arqueológica no sistema cársico associado à nascente do rio Almonda tem João Zilhão como arqueólogo responsável.
_Piso 0 | Oficina
Na Oficina desenvolve-se o trabalho de investigação e inventariação do espólio arqueológico que faz parte do acervo. Esta área funcional é visitável, mediante marcação prévia.
Núcleo de Arqueologia – Cerca da Vila
Morada: Terreiro do Arco do Vento, n.º 1, 2350-444 Torres Novas
Coordenadas geográficas: 39º 28’48. 1’’ N; 8º 32’20. 3’’ W
Tel. (+351) 249 812 535 (Museu Municipal Carlos Reis)
Horário: verão (abril a setembro) terça a domingo 10h00-13h00 e 14h00-18h00 | inverno (outubro a março) 9h00-13h00 e 14h00-17h00

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.