IX Jornada da Diocese de Santarém para os Bens Culturais da Igreja: «UM PATRIMÓNIO QUE DIZ COMUNIDADE: a identidade do território torrejano nas várias linguagens da arte cristã» | 13 de Abril, em Torres Novas. Participação gratuita, com inscrição prévia através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., do telefone 243304065 ou pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNsxFeEqS_fv0s-RiaxskihssKZf4R2O_zTWdsx_HcorT-5g/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
«Iniciativa adiada em 2020, devido à pandemia, surge agora a oportunidade de retomar o programa, com o objetivo de dar a conhecer o património do concelho de Torres Novas, tornando-se um momento privilegiado para aprofundar a história e simbologia do património religioso ao serviço das diversas comunidades do concelho.
Apesar das muitas categorias patrimoniais em presença, selecionaram-se alguns dos casos mais emblemáticos, que serão apresentados por especialistas de cada área. Assim, o programa da manhã, que decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, contará com os temas relativos à iconografia mariana e escultura devocional, a cargo de Marco Daniel Duarte e Sandra Costa Saldanha, a pintura mural será apresentada por Joaquim Inácio Caetano e a Ourivesaria e Alfaias Litúrgicas por Nuno Cruz Grancho.
Da parte da tarde, Paulo Renato Ermitão Gregório fará uma visita guiada pelo Centro Histórico de Torres Novas, com o seguinte itinerário:
15h – Início no adro da Igreja do Salvador e visita à igreja; de seguida visita ao Museu Municipal Carlos Reis (núcleo de arte sacra); depois passagem pela praça 5 de Outubro, Largo do Paço e visita à Igreja de Santiago. Prossegue a visita com a deslocação à Igreja de São Pedro seguindo-se o terreiro de Santa Maria e castelo. Termina a visita na Igreja da Misericórdia.
O encerramento da Jornada será na Igreja da Misericórdia, com um momento musical a cargo do Choral Phydellius.»