No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o CHUDE-Centro Humberto Delgado propõe novos diálogos sobre os direitos das mulheres e igualdade de género, abrindo as portas à discussão sobre o papel das mulheres em contexto de guerra na sociedade contemporânea.

Na segunda-feira, dia 11, foram realizadas três sessões para o público escolar e, no passado domingo, 17 de março, decorreu, como habitualmente, a Roda de Conversa temática, mensal, no CHUDE, no Boquilobo. As sessões nas escolas foram dinamizadas pelo serviço educativo do museu e por Manuela Tavares, investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Estudos do Género no ISCSP, coordenadora do Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães e membro da UMAR-União de Mulheres Alternativa e Resposta.

As convidadas para a conversa de domingo foram Shahd Wadi, investigadora em assuntos palestinianos e feministas, e Regina Marques, da direção do MDM-Movimento Democrático de Mulheres de que Maria Lamas é presidente honorária. Nesta roda tivemos ainda o gosto de receber duas mulheres ucranianas, que connosco partilharam os seus testemunhos.

Falou-se de guerra e de paz, dos conflitos do passado e dos mais atuais e, em particular, do sofrimento das mulheres em todas as guerras, cujos corpos são frequentemente usados como armas de guerra.