O CHUDE-Centro Humberto Delgado lembra algumas figuras e alguns acontecimentos, decorridos no século XX, no mês de janeiro (em anos diversos), e que foram marcantes na luta contra a ditadura portuguesa. (Parte 2)
1961
No dia 21 de janeiro de 1961, inicia-se a “Operação Dulcineia”, cujo objetivo era dar início a um golpe de Estado para derrubar o regime.
Henrique Galvão, em nome de Humberto Delgado e acompanhado por membros do Diretório Revolucionário Ibérico de Libertação, toma o comando do paquete de Santa Maria, que viria ser dias mais tarde batizado então de “Santa Liberdade”.
O paquete estava numa viagem regular, no mar das Caraíbas, com mais de 600 pessoas a bordo.
Salazar considerando este ato como pirataria, pede ajuda ao governo britânico e ao norteamericano. Pese embora numa primeira fase estes estados tenham enviado embarcações em busca do Santa Maria, a atitude dos aliados mudou após o comunicado de Galvão (24 de janeiro de 1961) pedindo apoio contra o “governo tirânico de Salazar” e a favor dos “povos verdadeiramente livres do mundo livre”.
O paquete atraca no Recife, no dia 2 de fevereiro, após Galvão ter conseguido asilo político no Brasil.
A “Operação Dulcineia” teve amplo destaque na imprensa internacional e mesmo em Portugal, onde, apesar da censura, foi impossível ignorar o caso. No entanto, a imprensa portuguesa tentava esvaziar o assunto do seu conteúdo político, dando-o apenas como um “ato de pirataria”.
«A aventura do Santa Maria apaixonou o mundo. Mas, independentemente de outras considerações, serviu para que o mundo tomasse consciência, mais uma vez, da existência de uma ditadura nefasta, desavergonhada e assassina, que é uma nódoa na civilização contemporânea […] O episódio do Santa Maria foi, simbolicamente, a guerra civil que não queremos, para derrubar Salazar e a sua camarinha. Mas pôs o mundo perante um dever inadiável de honra e de decência: o isolamento desse bando oligárquico cujos tentáculos se entendem pelo mundo inteiro […]» Portugal Democrático, «Portugal em Liberdade», São Paulo, Fevereiro de 1961 (a partir do artigo «A bordo do Santa Maria: a luta anticolonialista e a oposição portuguesa pelas páginas de ultima hora (1961)» https://impactum-journals.uc.pt/.../view/2183-8925_38_5/6397 )
1963
Tem início na Guiné, sob a liderança de Amílcar Cabral (PAIGC), a luta armada contra o colonialismo português.
1965
12 de janeiro: Criação da Frente Portuguesa de Libertação Nacional, pelo general Humberto Delgado, em Argel.
21 de janeiro: prisão de dezenas de estudantes universitários acusados de atividades subversivas.
1973
20 de janeiro: assassinato de Amílcar Cabral, um dos maiores pensadores do anticolonialismo africano (ver nota biográfica aqui https://www.museudoaljube.pt/.../09/12/amilcar-lopes-cabral/ )
LEGENDA DA FOTO
Paquete Santa Maria renomeado como Santa Liberdade, 1961. Fonte: Museu do Aljube

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta

 Inquéritos de satisfação