O CHUDE-Centro Humberto Delgado lembra algumas figuras e alguns acontecimentos, decorridos no século XX, no mês de janeiro (em anos diversos), e que foram marcantes na luta contra a ditadura portuguesa. (Parte 2)
1961
No dia 21 de janeiro de 1961, inicia-se a “Operação Dulcineia”, cujo objetivo era dar início a um golpe de Estado para derrubar o regime.
Henrique Galvão, em nome de Humberto Delgado e acompanhado por membros do Diretório Revolucionário Ibérico de Libertação, toma o comando do paquete de Santa Maria, que viria ser dias mais tarde batizado então de “Santa Liberdade”.
O paquete estava numa viagem regular, no mar das Caraíbas, com mais de 600 pessoas a bordo.
Salazar considerando este ato como pirataria, pede ajuda ao governo britânico e ao norteamericano. Pese embora numa primeira fase estes estados tenham enviado embarcações em busca do Santa Maria, a atitude dos aliados mudou após o comunicado de Galvão (24 de janeiro de 1961) pedindo apoio contra o “governo tirânico de Salazar” e a favor dos “povos verdadeiramente livres do mundo livre”.
O paquete atraca no Recife, no dia 2 de fevereiro, após Galvão ter conseguido asilo político no Brasil.
A “Operação Dulcineia” teve amplo destaque na imprensa internacional e mesmo em Portugal, onde, apesar da censura, foi impossível ignorar o caso. No entanto, a imprensa portuguesa tentava esvaziar o assunto do seu conteúdo político, dando-o apenas como um “ato de pirataria”.
«A aventura do Santa Maria apaixonou o mundo. Mas, independentemente de outras considerações, serviu para que o mundo tomasse consciência, mais uma vez, da existência de uma ditadura nefasta, desavergonhada e assassina, que é uma nódoa na civilização contemporânea […] O episódio do Santa Maria foi, simbolicamente, a guerra civil que não queremos, para derrubar Salazar e a sua camarinha. Mas pôs o mundo perante um dever inadiável de honra e de decência: o isolamento desse bando oligárquico cujos tentáculos se entendem pelo mundo inteiro […]» Portugal Democrático, «Portugal em Liberdade», São Paulo, Fevereiro de 1961 (a partir do artigo «A bordo do Santa Maria: a luta anticolonialista e a oposição portuguesa pelas páginas de ultima hora (1961)» https://impactum-journals.uc.pt/.../view/2183-8925_38_5/6397 )
1963
Tem início na Guiné, sob a liderança de Amílcar Cabral (PAIGC), a luta armada contra o colonialismo português.
1965
12 de janeiro: Criação da Frente Portuguesa de Libertação Nacional, pelo general Humberto Delgado, em Argel.
21 de janeiro: prisão de dezenas de estudantes universitários acusados de atividades subversivas.
1973
20 de janeiro: assassinato de Amílcar Cabral, um dos maiores pensadores do anticolonialismo africano (ver nota biográfica aqui https://www.museudoaljube.pt/.../09/12/amilcar-lopes-cabral/ )
LEGENDA DA FOTO
Paquete Santa Maria renomeado como Santa Liberdade, 1961. Fonte: Museu do Aljube

Calendário

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta