O CHUDE-Centro Humberto Delgado lembra algumas figuras e alguns acontecimentos, decorridos no século XX, no mês de janeiro (em anos diversos), e que foram marcantes na luta contra a ditadura portuguesa.
1922
29 de janeiro: aniversário de nascimento de Hermínio da Palma Inácio (1922 – 2009) «um revolucionário que lutou contra o Estado Novo, e ficou conhecido por participar em diversas ações subversivas, das quais se destaca o desvio de um avião da TAP para lançar panfletos sobre Lisboa.» (ver nota biográfica aqui https://ensina.rtp.pt/artigo/herminio-da-palma-inacio/ )
1934
18 de janeiro, greve geral revolucionária: o movimento operário, proclamando greve geral, insurgiu-se contra o Estatuto do Trabalho Nacional
Dos movimentos grevistas, destaque-se o do Barreiro, de Silves, Sines, Lisboa e Coimbra. Na Marinha Grande, os acontecimentos atingiram maiores proporções.
O regime reprimiu violentamente estas ações do movimento operário, tendo depois sucedido uma vaga de prisões e deportações.
«Será após o 18 de janeiro de 1934 que o Depósito de Presos da PVDE em Peniche ganha maior importância como cadeia política, devido a concentrar a maior parte dos presos políticos desta tentativa revolucionária.» (Rosalina Carmona, 2020 https://www.museunacionalresistencialiberdade-peniche.gov... )
1958
No dia 4 de janeiro de 1958, Humberto Delgado encontra-se com Artur Andrade, delegado da oposição do Porto, na sede da Direção-Geral da Aeronáutica, no âmbito da preparação da candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República.
1959
Após o “terramoto delgadista” provocado pelas eleições de 1958, Humberto Delgado foi afastado das suas funções de Diretor-geral da Aeronáutica Civil. O rescaldo das eleições conduziu à criação de novos movimentos grevistas e de protesto bem como de estruturas oposicionistas, como o Movimento Nacional Independente encabeçado pelo “General Sem Medo”. Humberto Delgado foi alvo de um processo disciplinar e, perante as ameaças, no dia 12 de janeiro de 1959, refugiou-se na Embaixada do Brasil (em Lisboa), onde solicitou asilo político.
1960
No dia 3 de janeiro acontece a célebre fuga de 10 presos do Forte de Peniche, entre os quais se encontrava Álvaro Cunhal.
LEGENDA DA FOTO
domínio público
Militantes presos na Fortaleza de Peniche pela sua acção no movimento do 18 de Janeiro de 1934 - [Photographe non identifié. Au verso: "A mon ami (*) Joaquim Montes, j'offre cette photo prise le 25-12-1934 dans la forteresse de Peniche. (signé) José Bernardo ". (Note de JF: Mort à Tarrafal). Addendum au verso, colonne de droite (autographe JF): "Militants arrêtés à Peniche pour leur action le 18 janvier 1934].