Realizou-se, no passado dia 12 de novembro, domingo, no CHUDE – Centro Humberto Delgado, no Boquilobo, a primeira Roda de Conversa. Pessoas de diferentes gerações, de Boquilobo e Brogueira, e também vindas de Riachos, Torres Novas, Santarém, juntaram-se no pátio da casa onde nasceu Humberto Delgado para conversar sobre a aldeia, Humberto Delgado e a resistência à ditadura do Estado Novo, partilhando histórias e vivências na primeira pessoa. No final, a conversa prolongou-se com um lanche em que não faltaram as castanhas e água-pé próprias do São Martinho.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Torres Novas no âmbito das atividades do CHUDE, núcleo do Museu Municipal Carlos Reis, faz parte de um programa mais vasto cujo objetivo é evocar memórias pessoais sobre assuntos de interesse coletivo, contribuindo para o conhecimento dos temas da nossa história recente e, simultaneamente, estimulando o diálogo entre gerações e a consciencialização para as temáticas relacionadas com a Liberdade e a Democracia.

Veja aqui a galeria de imagens