“A coragem do General Humberto Delgado foi um legado sobre o qual outros puderam construir a nossa democracia, quando o próprio Delgado já tinha pagado o seu combate com a própria vida”, referiu o ministro da Cultura na cerimónia de abertura do Centro de Estudos Humberto Delgado, inserido naquela que foi a Casa onde o General nasceu em 1906.
Este Centro de Estudos, que se assume como um espaço sobre o Republicanismo e a oposição à ditadura portuguesa, tem também uma área de exposições temporárias e uma biblioteca temática.
A inauguração deste espaço acontece no dia em que o município de Torres Novas comemora os 833 anos da entrega do foral por D.Sancho I à cidade.
Iva Delgado, filha do General, marcou presença na cerimónia acompanhada pelos netos e bisnetos de Delgado. O momento musical esteve a cargo do @choralphydellius.