Decorreu no passado dia 28 de Setembro, no Museu das 2 Rodas, em Sangalhos, Anadia, a cerimónia de adesão de 25 novos aderentes da Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal, no qual se inclui o Município de Torres Novas.
A adesão foi formalizada com a assinatura de uma Declaração de Colaboração, entre a Turismo Centro de Portugal, os municípios e os parceiros da Rede de Turismo Industrial identificados no decorrer do ano de 2023. Esteve presente, em representação do Município de Torres Novas, a vereadora com o pelouro da cultura, Elvira Sequeira.
Com esta adesão, o Município compromete-se a corresponder aos princípios definidos para o estudo, conservação e divulgação de equipamentos de Património Industrial e a considerar os critérios estipulados no guia de boas práticas da Rede de Turismo Industrial.
A Rede de Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se ao longo da última década através de uma oferta suportada, quer a visitas a fábricas em laboração, quer, como é o caso da Central do Caldeirão, a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais que proporcionam aos visitantes, experiências relacionadas com os processos de produção, ou com o seu passado histórico e cultural.
Créditos fotográficos: Turismo Centro de Portugal