O livro Os valadores de Riachos. Mestres do ofício milenar da valagem, de José Manuel Pereira Martins, inicialmente publicado em formato digital, pelo NEstMAR, será agora editado na sua versão impressa, sob a chancela do Município de Torres Novas. A cerimónia do lançamento realiza-se no próximo dia 29 de setembro, sexta-feira, pelas 21h00, no Museu Agrícola de Riachos.
Os valadores de Riachos é o resultado de uma investigação bastante rigorosa e completa, levada a efeito pelo seu autor, em que o antigo ofício da valagem é alvo de uma abordagem histórica e etnográfica, tendo como protagonistas os próprios valadores, mais especificamente os valadores riachenses. Na sua investigação, o autor recorre a numerosas fontes bibliográficas, mas também a testemunhos orais, documentais e materiais das práticas, das técnicas e do valor simbólico da valagem.
José Manuel Martins fez toda a sua carreira profissional como militar da Força Aérea, que terminou no posto de tenente-coronel, ocupando vários lugares de comando e coordenando setores diversos, nomeadamente ao nível da formação. Paralelamente, fez uma licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (2001) e um mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local (2014). A sua atividade cívica é vasta, desde a participação política como presidente da Assembleia da Freguesia de Riachos, à direção de associações de Riachos, como a Sociedade Velha Filarmónica Riachense, o Clube Atlético Riachense, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos, o jornal “O Riachense” e outras. Atualmente, assume cargos de direção na Cooperativa Editora e de Promoção Cultural “o riachense”, na Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos e é investigador científico do NEstMAR, Núcleo de Estudos do Museu Agrícola de Riachos. Faz parte dos corais Litúrgico da Paróquia de Riachos e Polifónico da Associação “Cantar Nosso”, da Golegã.