Teve lugar, a 15 de Junho de 2023, no Museu Municipal de Penafiel, a apresentação do Relatório do Grupo de Trabalho sobre a Rede Portuguesa de Museus, sessão na qual, o Museu Municipal Carlos Reis, esteve presente, como membro da Rede Portuguesa de Museus RPM (desde 2001). A sessão, contou com as intervenções do Grupo de Trabalho constituído para o efeito, formado por: Álvaro Moreira, Dália Paulo, Fátima Roque, Isabel Pinto, Manuel Pizarro e Rita Jerónimo. A iniciativa contou também, com a participação do Senhor Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Desde o pioneirismo dos primeiros anos (2000-2001) em que foi publicado o primeiro regulamento de adesão à Rede, e os critérios de credenciação, o Relatório agora apresentado, caracteriza o contexto museológico de 95% dos museus credenciados a partir dos inquéritos lançados aos museus e dos seus contributos, o que permitiu obter uma visão transversal dos desejos e das necessidades dos museus. Tendo por base os contributos dos museus, destacam-se como eixos estratégicos mencionados, o eixo da transversalidade, as questões relacionadas com a orgânica funcional da Rede e dos seus membros, o trabalho em rede e o estabelecimento de parcerias entre os museus e destes com as demais organizações sociais, culturais  e educativas. Pretendendo-se consolidar a Rede Portuguesa de Museus, os museus são chamados a reforçar a sua participação, e dar o seu contributo para a valorização do tecido económico do país.

Finalizando esta nota, atualmente são 165 os museus que integram a Rede, destes, para além do Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas), os da nossa região são os seguintes:

- Museu de Arte Pré-Histórica e do sagrado do Vale do Tejo (Mação);

- Museu Municipal de Ourém (Vila Nova de Ourém);

- Museu de Arte sacra e Etnologia (Vila Nova de Ourém)

- Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado (Entroncamento)

- Museu de Aguarela Roque Gameiro (Alcanena)

Calendário

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta