SESSÃO DE 8 DE FEVEREIRO NA PENA E CASAL DA PENA

O projeto Museu na Aldeia procura oferecer cultura a idosos de territórios com baixa densidade populacional, melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos. É neste sentido que surge o projeto Museu na Aldeia, que, acima de tudo, tem como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento, principalmente desta faixa da população, que antes já necessitava de maior atenção.

Este projeto é direcionado a idosos ainda autónomos com mais de 65 anos, dos 26 municípios da Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos. Através deste trabalho, pretende-se promover e valorizar os laços entre a comunidade, vizinhos e familiares por meio da arte e cultura, e desta forma interromper a rotina de crescente isolamento destes idosos e valorizar o papel dos museus enquanto instituições que, estão a serviço do público diante das várias transformações sociais. Hoje foi na Pena e Casal da Pena! Obrigado Humberto e Bruno!

As 13 Aldeias

Alcanadas (Batalha), Louriceira de Cima (Arruda dos Vinhos), Ateanha (Ansião), Cabeças (Alvaiázere), Cercal (Cadaval), Columbeira (Bombarral), Fanhais (Nazaré), Freixianda (Ourém), Folgarosa (Torres Vedras), Mosteiro (Pedrógão Grande), São Bento (Porto de Mós), Fetelaria (Sobral de Monte Agraço) e Pena e Casal da Pena (Torres Novas).