Foi lançado no dia 29 de Dezembro, no Museu Municipal Carlos Reis, o número 34 da revista de cultura Nova Augusta.
Na ocasião, Elvira Sequeira, vereadora da cultura, destacou a importância da edição como forma de incentivar à continuidade da investigação «porque nunca está tudo dito». Sendo esta uma obra «que está presente em muitas universidades, bibliotecas e núcleos museológicos do país, é uma fonte de conhecimento do território que é essencial manter».
Coube a Paulo Renato Gregório, um dos articulistas deste número, fazer uma breve consideração sobre a edição, tendo enaltecido não só o papel de todos os que contribuem com os seus artigos mas também da equipa técnica municipal que faz todo o acompanhamento e apoio. E acrescentou que «estes são artigos muito importantes para fixar a memória local e regional para os que vêm depois de nós, de modo a que ela permaneça no tempo.» Destacou ainda o capítulo dedicado ao MMCR, que «precisa de público informado, que goste de fruir e que tenha gosto em conhecer, porque um museu só tem vida quando é visitado».
A fechar a sessão, tomou a palavra o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, que reiterou o empenho do Município em continuar o trabalho desenvolvido com a Nova Augusta em particular, e com as edições municipais em geral, que constituem uma ferramenta de relevo na preservação da memória coletiva, tendo também lançado o desafio para que cada vez mais jovens tenham «sentido de cultura» e contribuam para estas e outras iniciativas.
A Nova Augusta n.º 34 inclui artigos de Ana Sofia Ligeiro, António Mário Lopes dos Santos, Fernando Freire, João Carlos Lopes, João Paulo Fernandes, Luís Batista, Manuela Poitout, Manuel Mourão, Margarida Elias, Maria Elvira Marques, Maria Guia Asseiceiro, Paulo Renato Gregório, Teresa Lopes, Tiago Cubeiro, Vasco Rosa da Silva e Vitória Duarte. A assinalar os 85 anos da criação da Biblioteca e do Museu municipais, publica-se na revista um caderno dedicado a Carlos Reis.

Calendário

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta