Desde 1984 que se assinala o Dia Nacional dos Castelos tendo-se estabelecido o dia 7 de outubro como data oficial. O objetivo desta comemoração é a sensibilização, valorização e reflexão sobre património fortificado. Assinalando-se, uma vez mais, as comemorações desta data, fica o convite a toda a população para uma visita ao admirável Castelo de Torres Novas.

Erigido num morro sobranceiro ao rio Almonda, que o cerca quase na sua totalidade, o castelo de Torres Novas, que talvez tenha origem numa atalaia mais antiga, ganha protagonismo histórico em meados do século XII durante as guerras civis peninsulares. À fortaleza militar agregou-se a cerca, muralha de proteção da vila primitiva, dotada de portas e várias torres. A vila e o castelo voltam a ser palco de guerra durante os conflitos com Castela, no séc. XIV. Bastante arruinado com o terramoto, o castelo de Torres Novas foi prisão nos edifícios da sua alcaidaria, durante cerca de 100 anos foi chão do cemitério municipal, até que, depois das grandes obras de restauro ao abrigo do Plano dos Centenários (1940) o seu interior foi transformado em jardim municipal, ainda hoje um dos jardins mais procurados por torrejanos e visitantes.

Vista do Castelo de Torres Novas a partir do rio Almonda, após as intervenções da DGEM, 1940 [MMTN/Fundo de Fotografia]

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.