O artesão Joaquim Paiva nasceu em Lapas, Torres Novas, em 1930 e faleceu em 2010. Depois da reforma, decidiu dedicar-se a trabalhos em madeira, em geral representativos das suas próprias vivências e referências (músicos, santos, trabalhadores e trabalhos rurais, ofícios). As suas peças figuram em diversas coleções nacionais e internacionais de museus, como o Museu de Antropologia de Bristish Columbia, no Canadá.
O Museu Municipal Carlos Reis possui nas suas reservas algumas peças deste artista, entre as quais se inclui a «Eira e lagar de vinho» que se pode apreciar na imagem. Esta peça mostra o trabalho de produção do vinho que, pelo menos até meados do século XIX, contribuía de forma significativa para a economia de um concelho em que a vinha, até à crise da filoxera, era uma importante fonte de rendimento.
Referências:
Lopes, João Carlos, «Turres, a exposição», Torres Novas: Município de Torres Novas, 2020
MMTN n.º 4183 - «Eira e lagar de vinho», da autoria de Joaquim Paiva, peça doada pelo próprio. «Na eira o trilho é puxado por uma mula, fazendo parte da cena dois cães, um grupo de aves e um trabalhador (…). No lagar estão quatro homens, dois deles a trabalhar à prensa.»