Trabalhos de Maria Amélia da Costa Nery no Museu Municipal Carlos Reis (III)
Um baú pintado com motivos florais é terceira peça trabalhada pela artista Maria Amélia da Costa Nery que pertence ao acervo do Museu Municipal Carlos Reis e foi referida e estudada por Franklin Pereia no seu artigo dedicado à arte desta torrejana nascida em 1870 (faleceu em Lisboa em 1960).
Os ornamentos do baú, assinala o autor do artigo, foram «inspirados na Arte Nova». Este é um trabalho de natureza um pouco distinta dos referidos nos posts anteriores. Primeiro, a artista teve de modelar o couro humedecido e só depois pôde pintar o fundo e motivos florais para os quais se terá socorrido de uma técnica que dominava, e que se designa “guadameci” (pintura sobre folha de prata).
Maria Amélia foi uma artista multifacetada, que também se dedicou à pintura a óleo e participou em inúmeras exposições, sobretudo promovidas pela Sociedade Nacional das Belas-Artes de que era co-fundadora (Franklin Pereira refere mais de trinta exposições).
Pereira, Franklin, «Maria Amélia da Costa Nery (1870-1960), a excelência das artes do couro. Apontamentos para uma biografia», Nova Augusta N.º 25. Torres Novas: Município de Torres Novas, 2013, pp. 63-84
Ficha de inventário MMCR N.º 140 [baú pintado com motivos florais (miniatura); peça oferecida pela autora (anos 50 do século XX

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural