Trabalhos de Maria Amélia da Costa Nery no Museu Municipal Carlos Reis (I)
No acervo do Museu Municipal Carlos Reis existem algumas peças da autoria de Maria Amélia da Costa Nery. Franklin Pereira, investigador das artes do couro lavrado, escreveu sobre esses trabalhos em artigo publicado na Nova Augusta em 2013.
Nascida em Torres Novas em 1870, Maria Amélia da Costa Nery faleceu em Lisboa em 1960. Filha de José da Costa Nery, fundador da Metalúrgica Costa Nery (1855) era tia da escritora Maria Elisa Nery de Oliveira. Foi discípula de Carlos Reis e sócia fundadora da Sociedade Nacional de Belas Artes. A peça que hoje mostramos é uma cadeira em couro lavrado cujo trabalho de cinzelagem é da sua autoria e que foi incorporada no acervo do Museu Municipal Carlos Reis em 1962.
Sobre o trabalho de Amélia da Costa Nery, o autor do estudo publicado na Nova Augusta, diz o seguinte: «A artista, (…) ultrapassou os mestres que terá tido, devido à perícia na execução técnica, criatividade e pujança dos motivos; (…) Estes estofos em apreço (…) não têm qualquer falha, e o motivo escolhido, podendo inserir-se no Barroco lusitano, brilha por ser único e de excelente desenho, talvez escolha ou traço da própria autora.» Franklin Pereira prossegue na análise do trabalho elogiando a técnica, perfecionismo e capacidade criativa de Amélia Nery.
Referências:
Pereira, Franklin, «Maria Amélia da Costa Nery (1870-1960), a excelência das artes do couro. Apontamentos para uma biografia», Nova Augusta N.º 25. Torres Novas: Município de Torres Novas, 2013, pp. 63-84
Ficha de inventário MMCR N.º 236 [cadeira de couro lavrado; técnica de cinzelagem da autoria de Maria Amélia da Costa Nery; peça oferecida pelos sobrinhos da artista em 1962]

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural