Apontamento sobre as tabernas de Torres Novas
Em 1907 haveria, no concelho de Torres Novas, e com base nos licenciamentos existentes, cerca de 166 tabernas, sendo o maior número na cidade. Como diz João Carlos Lopes, «constata-se a natureza urbana das tabernas». Eram 67 nesse mesmo ano.
A quantidade de tabernas e a sua importância social justificavam plenamente que a Câmara Municipal de Torres Novas levasse a sério o “Código de posturas” relativas a regras impostas aos taberneiros, como «Não fazer uso de torneiras metálicas nas vasilhas de vinagre», fechar os estabelecimentos às 9 da noite, impedir o jogo, proibir a venda volante de bebidas alcoólicas, etc., havendo coimas para todas as eventuais desobediências.
Em 1997, quando o Município publica a obra «As últimas tabernas de Torres Novas», ainda restavam 10 tabernas na vila: a “taberna da Ti’Emília” (rua Entre-Fábricas), a “taberna da Zeferina” (Rossio do Carmo), a “Adega operária” (rua da Corrente ao Ral), a “Adega regional” (Rua da Trindade), a “taberna do Léu” (travessa da Fonte), a “taberna Chamó” (largo de Santo André), a “taberna moderna” (travessa do Correio Velho), a “taberna da Júlia” (travessa do Forno), a “Adega Real” (rua Comandante Ilharco), e a “taberna do Manel Francisco” (Cerrada Grande).
Referências:
LOPES, João Carlos, As últimas tabernas de Torres Novas. Torres Novas: Câmara Municipal de Torres Novas, 1997
SANTOS, António Mário Lopes, Anais do Município de Torres Novas (1850-1910). Torres Novas: Município de Torres Novas, 2017, p. 483 [deliberação da câmara relativa ao Código de Posturas, de 25 de julho de 1907]
MMCR N.º 4184 – «Composição do artesão Joaquim Paiva representando o interior de uma taberna, com as suas partes (balcão, pipas, arrumos, retrete) e cenas típicas de taberna (jogo de cartas, jogo da malha, cantigas à mesa, etc.)» [ficha de inventário]

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta

 Inquéritos de satisfação