Museu na Aldeia* premiado nos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards
Estas são as fotos da última tarde que passámos na Pena, numa sessão decorrida entre objetos do museu e instrumentos musicais improvisados, que aconteceu no dia 22 de junho. Se à partida parecia não haver nada em comum entre estas realidades, o projeto Museu na Aldeia veio criar as pontes necessárias, a partir do conhecimento, das sensações e dos afetos suscitados por elementos patrimoniais (imateriais e materiais). O museu entrou assim na aldeia, como um vizinho lá da rua, sem formalidades, e sentou-se à mesa, uma vez mais, para mais uma roda de conversas.
Talvez seja esta maneira de fazer e de estar, coletiva e despretensiosa, que tem feito deste projeto de descentralização da cultura um programa ganhador de prémios, mas sobretudo ganhador de adeptos.
Do museu de Torres Novas seguem os parabéns para toda a equipa do projeto do Museu na Aldeia, todos os colegas da SAMP e dos museus da Rede Cultura.
*O projeto Museu na Aldeia resulta da articulação de uma equipa de artistas, museólogos e sociólogos com a população idosa de 13 aldeias e 13 museus do território da Rede Cultura 2027, e que visa levar cultura em modo de companhia aos idosos destas comunidades, colmatando isolamento e solidão. Foi premiado na categoria de Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos dos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards. Em Torres Novas, a iniciativa contou com o envolvimento do Museu Municipal Carlos Reis e das aldeias de Pena e Casal da Pena. Estes prémios foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e procuram destacar e divulgar a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio de conhecimentos entre fronteiras e ligando as partes interessadas no património através de redes mais amplas.
O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como investidor social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne museus, municípios, juntas de freguesia, associações e instituições dos 26 municípios em rede.
 
Foto por: Nuno Vasco

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural