Na atual rua 1º de Dezembro, burros amarrados às velhas argolas que então existiam nas paredes das casas descansam da pesada carga enquanto os donos foram tratar dos seus assuntos na vila. O tempo apagou imagens, trocou algumas casas antigas por outras mais modernas. O edifício por trás da carroça que se entrevê ao fundo, com janelas de guilhotina, no largo General Baracho (antigo largo da Portela) é agora a Caixa Agrícola, outros tempos, outra arquitetura.
Mais ao fundo, na atual rua Carlos Reis, para onde as pessoas parecem encaminhar-se, ficam hoje lojas de roupa, um cabeleireiro, um barbeiro, uma loja de antiguidades e velharias e, até há bem pouco tempo, faziam-se lá as chaves na loja do João Espanhol. Reconhecemos perfeitamente o belo edifício com as icónicas figuras escultóricas lá no alto, a vislumbrarem-se no horizonte, rasgando um pedaço de céu.
Fotografia de Cipriano Trincão, finais do século XIX e princípio do século XX, Arquivo Municipal de Torres Novas (PT/TNV/P/CT/ARQFOT/M1/CX7/img066)

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural