Hoje dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Este ano o tema proposto pelo ICOMOS – International Council on Monuments and Sites é “Património e clima”, colocando na agenda problemas e respostas para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa, a partir do património cultural.
Em Torres Novas, celebra-se a data em dois momentos.
Na manhã do dia 20 de abril, em Villa Cardílio, com a apresentação do projeto de investigação “Villa Cardilio e a romanização da bacia hidrográfica do Almonda” (UNIARQ-Faculdade de Letras de Lisboa); e no dia 23 de abril, às 15h, no Museu Municipal Carlos Reis, com o lançamento do livro "A escarpa dos arrifes do Maciço Calcário Estremenho. Proposta de classificação a Património Geomorfológico" (edição do Município de Torres Novas).
Este livro, da autoria de Cátia Leal, é um trabalho rigoroso e bastante completo sobre as formas de relevo que caracterizam esta região do Maciço Calcário Estremenho e, em particular, sobre a escarpa dos arrifes, que marca definitivamente a paisagem do concelho de Torres Novas e de outros concelhos limítrofes. A obra sensibiliza-nos para a “importância ambiental, socioeconómica e cultural” de um património para o qual estamos habituados a olhar apenas enquanto beleza natural. Em concreto, a autora apresenta uma proposta de classificação da escarpa dos arrifes a património geomorfológico, visando, como a própria diz, traçar uma “estratégia de salvaguarda dos diversos recursos e valores naturais intrínsecos da paisagem”.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural