Já chegou ao Centro de Documentação do nosso museu o catálogo da exposição "Azul e ouro: Esmaltes em Portugal da Época Medieval à Época Moderna”, que decorreu no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), no Porto, entre 29 de julho e 31 de outubro de 2021.
Esta exposição, comissariada por Ana Paula Machado, revelava peças produzidas entre os séculos XII e XIX - vários "tesouros nacionais” de coleções portuguesas (como, por exemplo, o tríptico da Paixão de Cristo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo) e internacionais.

Lembramos que o cálice (séc. XV) que temos habitualmente patente na exposição de arte sacra do nosso museu, integrou esta exposição do MNSR. Sabemos ainda muito pouco desta peça, um objeto de cobre relevado com extremidades com camafeus em esmalte, que faz parte do primeiro inventário do nosso museu. Tendo como referência de que terá esta peça sido doada ao museu de Torres Novas pelo Padre José António da Silva, pároco da igreja de Santiago, somos induzidos a pensar que poderia este objeto ter sido pertença dessa paróquia, facto que não podemos todavia dar como comprovado pois não temos dados suficientes que nos permitam essa conclusão.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural