O Museu Municipal Carlos Reis vai publicar nos próximos dias, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, pequenas biografias sobre os presos políticos torrejanos durante a ditadura do Estado Novo. Esta é a nossa homenagem aos Torrejanos da Liberdade.

As primeiras prisões da Ditadura em Torres Novas
Em fevereiro de 1927, no Porto, rebenta a primeira revolta reviralhista contra a Ditadura Militar. Lisboa subleva-se dias depois. A revolta gora e as prisões sucedem. Em Torres Novas, logo em março, Joaquim Vicente Pedroso, José dos Santos Ferreira, José Simões, José Macedo e Faustino Bretes, então anarquistas, são presos, segundo a acusação, por ligação aos manejos revolucionários através da constituição de um “comité de propaganda bolchevista”, entre os dias 2 e 12 de fevereiro de 1927, em representação do qual Faustino Bretes fora ao Entroncamento incentivar alguns soldados à revolta. Segundo as informações do processo, José dos Santos Ferreira, Joaquim Vicente Pedrosa e Faustino Bretes tinham passado pelas hostes comunistas na década de 1920, mas, anos depois, aproximaram-se novamente às organizações anarquistas. A mesma testemunha refere ainda que José Simões havia sido expulso do PCP por ter consentido que sua filha fosse à comunhão.

FONTE: AMTN, correspondência da Administração do Concelho, liv. 1560, fls. 379; LOPES, João Carlos (org.), Canções da Liberdade. Exposição Comemorativa do 20º Aniversário do 25 de Abril, Torres Novas, Câmara Municipal de Torres Novas, 1994.

#25deabrilsempre #revoluçãodoscravos #TorrejanxsdaLiberdade

 

 

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta