Exposição comemorativa do centenário da Grande Guerra (I Guerra Mundial)

A participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial obrigou à mobilização de milhares de jovens de todo o país para travar uma guerra além-fronteiras.


Também em Torres Novas muitos homens foram chamados a participar no conflito, quase quatro centenas, entre os quais pelo menos 24 não regressariam. Muitos dos nossos soldados foram feitos prisioneiros, outros ficaram feridos, vieram gazeados e todos, certamente todos, ficaram marcados por aquela experiência sombria, da presença da morte numaidade que deveria ser de sonho e esperança. Torres Novas sofreu, no seu quotidiano, as consequências da guerra em que Portugal acabaria por entrar. Daqui partiu, também, a Escola de Cavalaria, para integrar o Corpo Expedicionário Português em França.

A exposição, produzida pelo Museu Municipal Carlos Reis, estará patente na Praça doPeixe e será inaugurada no próximo dia 25 de Março, domingo, pelas 16 horas, podendo ser visitada até ao dia 6 de Maio.

Através de imagens, documentação e objectos, “Os nossos homens foram à guerra” devolve aos torrejanos da vila e do concelho testemunhos e memórias do que foi a participação torrejana na Grande Guerra (1914/1918).

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Torres Novas

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural