Histórias da história deste museu

A coleção de numismática do MMCR é constituída por um significativo conjunto de moedas romanas, moedas islâmicas, bem como numerosas moedas medievais e modernas. Esta coleção tem sido progressivamente acrescida com incorporações decorrentes dos achados resultantes de escavações arqueológicas realizadas no concelho de Torres Novas e, também, de doações de particulares ao museu. Hoje, a coleção de numismática do MMCR é composta por cerca de 800 peças.

Merece especial relevo a coleção de numária romana, proveniente de Vila Cardílio. O estudo desta coleção romana permitiu concluir que o proprietário da villa, à época, possuiria uma vasta cultura, um gosto requintado de uma certa "romanidade". Esta coleção evidencia, ainda, gerações e dinastias diferentes do poder político, da vida e cultura romanas, com detalhes curiosos das populações do vasto Império romano.

Na coleção de numismática deste museu, há que salientar, também, a presença de três (raros) dirhams, eventuais testemunhos da presença muçulmana no atual território português. E, claro, o exemplar patente na imagem que se apresenta: um triente visigótico da época de associação entre Egita e Vitiza, nomes que surgem na moeda (verso e anverso), cunhada na Egitânia (Idanha-a-Velha). Esta peça foi doada ao Museu Municipal Carlos Reis, em 2014. 

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Torres Novas

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural