Por ocasião das comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Município de Torres Novas, em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e com a colaboração da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI), vai promover, no dia 9 de maio, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, o 1.º Encontro de Conservação do Património Cultural.
Esta é uma iniciativa dedicada aos profissionais da área da conservação e restauro da região e do país, e a todos os interessados na gestão do património cultural, sendo uma oportunidade de formação, de partilha de experiências e de projetos, entre investigadores, professores, técnicos, alunos e todos os intervenientes nas áreas da conservação e valorização.
O 1º Encontro de Conservação do Património Cultural trata-se de ação de formação certificada com inscrição obrigatória através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx..., tendo como objetivos promover a reunião de contributos sobre a conservação e restauro do património cultural - suas dimensões científica, técnica, histórica e social; colocar à discussão diferentes perspetivas de preservação, valorização e intervenção das várias áreas do património cultural e reunir e publicar uma seleção de textos relevantes no domínio do tema do Encontro.
Programa completo disponível em: https://shorturl.at/E39Gh

#carlosreis#MMCR#museumunicipalcarlosreis#bmgpl

 

«Famílias com Energia» é um projeto educativo e lúdico através do qual o Município de Torres Novas procura promover o desenvolvimento de aprendizagens no âmbito das ciências e tecnologias sobre fontes de energia, história da eletricidade, património industrial e elétrico, com correspondência na história da produção da antiga Central Hidroelétrica do Caldeirão, local onde decorrerão estas atividades.
A próxima oficina com ciência para famílias está marcada para dia 3 de maio, sábado, das 10h30 às 12h. Nesta atividade vamos fazer experiências com a energia hídrica, proteger o ambiente e aprender mais sobre energias renováveis.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à lotação existente (máx. 20) e devem ser efetuadas através do link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx....
Pretende-se com estas ofertas de atividades educativas, desenvolvidas pela Versátil Arqueologia Industrial, envolver as famílias e a comunidade num ambiente propício à reflexão e experimentação de materiais, engenhos e técnicas, em contexto intergeracional, através da descoberta das fontes de energia, em torno do conhecimento e da preocupação pela sustentabilidade ambiental e pela transição energética ao nível das fontes de energia renováveis.

#carlosreis #MMCR #museumunicipalcarlosreis #torresnovas

 


No próximo dia 30 de abril, o Município de Torres Novas assinala o 2.º aniversário do núcleo museológico da Central do Caldeirão, com uma oficina para o público escolar e uma visita conversada para o público geral.
A visita conversada terá início às 17h30 e vai contar com a participação de alguns dos antigos trabalhadores da Central Hidroelétrica do Almonda e de outros setores da indústria de Torres Novas. Através das histórias dos trabalhadores, será percorrido o percurso histórico desta indústria, profundamente ligada ao rio Almonda e ao desenvolvimento de Torres Novas. A iniciativa é de participação gratuita, mas inscrição obrigatória através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
Já a oficina para o público escolar, terá início às 10h30, e irá explorar os ofícios e profissões de uma época em que as fábricas integravam gestão, produção, armazenagem, comercialização, distribuição, comunicação e também proteção social.

Obras da Fundação Carmona e Costa e da Neupergama até 22 de junho na Praça do Peixe

Estará patente de 12 de abril a 22 de junho, na Praça do Peixe, em Torres Novas, a exposição «Uma Graça Natural» que reúne obras da coleção Fundação Carmona e Costa e da coleção Neupergama. A exposição, com curadoria de António Gonçalves, inclui obras de artistas como Julião Sarmento, Paula Rêgo, Mário Cesariny, Nikias Skapinakis, entre muitos outros. Pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 14h às 18h.

Realiza-se no próximo dia 5 de abril, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes o lançamento do Roteiro de Arte Mural do concelho de Torres Novas (1974-2024), editado pelo Município de Torres Novas.
O roteiro, elaborado com base em pesquisa histórica e documental e entrevistas pessoais, faz parte do plano editorial municipal de 2025 e tem como objetivo dar a conhecer os murais de arte urbana existentes no concelho, contendo ainda o registo fotográfico de outros, já desaparecidos, realizados nas décadas de 70 e 80 do século passado.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta

 Inquéritos de satisfação