«Do divino, um compromisso e uma capela na Meia Via»

Data: 2023-01-21 18:00

Este sábado, temos ainda mais motivos para visitar a Meia Via, com o lançamento do livro «Do divino, um compromisso e uma capela na Meia Via» e a apresentação da réplica da imagem da Santíssima Trindade, feita a partir da escultura original que integra o acervo do nosso Museu.

A obra inclui o fac-simile do manuscrito do livro do Compromisso do Espírito Santo da Meia Via, datado de 1668. A análise técnica dos fólios, do ponto de vista da conservação é da responsabilidade de Joana Rosa, a transcrição paleográfica é um trabalho de José Lúcio Mendes, enquanto a coordenação científica, a investigação e o texto são de Paulo Renato Gregório, também autor das fotografias atuais. As fotografias antigas provêm do arquivo de José Lúcio Mendes.
Após a cerimónia de lançamento do livro, seguir-se-á a apresentação da réplica da imagem da Santíssima Trindade, feita a partir da escultura original que integra o acervo do Museu Municipal de Torres Novas.
Ambos os projetos foram apoiados por Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e integrados numa candidatura de programação cultural em rede que envolveu os municípios de Alenquer, Torres Novas e Vagos e que foi intitulada «Em nome do Espírito Santo», visando a promoção e desenvolvimento do património cultural, nas suas dimensões imaterial, etnográfica, artística e arquitetónica, tendo por base o culto e as festas do Espírito Santo.

Meia Via, 2350
Portugal

Todas as datas

• 2023-01-21 18:00

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.