Uma Graça Natural

Categoria
Exposições
Data
2025-04-12 15:30
Local
R. Actriz Virgínia
2350-428 Torres Novas, Portugal

Obras da Fundação Carmona e Costa e da Neupergama até 22 de junho na Praça do Peixe

Estará patente de 12 de abril a 22 de junho, na Praça do Peixe, em Torres Novas, a exposição «Uma Graça Natural» que reúne obras da coleção Fundação Carmona e Costa e da coleção Neupergama. A exposição, com curadoria de António Gonçalves, inclui obras de artistas como Julião Sarmento, Paula Rêgo, Mário Cesariny, Nikias Skapinakis, entre muitos outros. Pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 14h às 18h.

Para o curador, «Um encontro de amigos é uma celebração e uma forma de dar sentido à vida. Eventualmente o encontro existe pelo princípio da cumplicidade que muito contribuiu para uma firmada base da boa relação. Colecionar obras de arte é convocar encontros, dar sentido a relações que possam acontecer por linhas de complementaridade e cumplicidade. Obra após obra vão entrando no ciclo de intimidade do colecionador, “presenças” de artistas, que vão constituindo um âmago que irradia sensibilidade e desígnio muito singular. O que induz esta vontade de querer reunir formas que resultam de processos criativos? O que estimula a curiosidade para se perscrutar obras que venham munidas de sentido e potenciem o encontro? Uma graça natural, poderá ser a resposta mais próxima do pleno sentido da simplicidade. A exposição que se apresenta resulta de uma seleção de obras da Coleção de Arte Contemporânea da Fundação Carmona e Costa e da Galeria Neupergama, obras essas que chegaram a estas coleções por intermédio de seres para quem a relação com a obra de arte, foi sempre uma conexão e encontro com os artistas. Maria da Graça Carmona e Costa e José Carlos Cardoso tiveram essa sabedoria de dar sentido à vida pela acuidade com que geraram os encontros e os elevaram a celebração. O que se exorta nesta exposição é a atenção para afinidade, numa cuidada e apurada atenção à sensibilidade. Os diálogos e ligações que se estabelecem nas obras expostas, admitem refletir o sentido do encontro e o que deste pode resultar para se intensificar a razão da vida.

Encontros de artistas de diferentes gerações, com diferentes conceções plásticas e conceptuais, que na sua diversidade nos possibilitam uma deambulação pela experiência do fruir e contemplar por intermédio do contacto com as obras na mais verdadeira da graça natural.»

“Uma Graça Natural”, apresenta obras de: Adriana Molder; Alberto Carneiro; Alexandre Conefrey; Álvaro Lapa; Ana Hatherly; Ana Jotta; Ana Vieira; Ângelo de Sousa; António Costa Pinheiro; António Palolo; António Sena; Carlos Bunga; Daniel Barroca; Fernando Calhau; Gaetan; Ilda David’; João Hogan; João Jacinto; João Penalva; João Queiroz; João Vieira; Joaquim Rodrigo; Jorge Martins; Jorge Molder; Jorge Pinheiro; José Barrias; José Loureiro; José Pedro Croft; Julião Sarmento; Luís Noronha da Costa; Manuel Baptista; Manuel RosaMaria Capelo; Maria José Oliveira; Mariana Gomes; Mário Cesariny; Miguel Branco; Nikias Skapinakis; Paula Rêgo; Paulo Nozolino; Pedro A.H. Paixão; Pedro Cabrita Reis; Pedro Calapez; Pedro Calapez; Pedro Casqueiro; Pedro Chorão; Pedro Portugal; Pedro Valdez Cardoso; Rui Calçada Bastos; Rui Chafes; Rui Sanches e Susanne Themlitz. Um programa paralelo com visitas guiadas, oficinas, uma feira do livro de arte e concertos será anunciado brevemente.

 
 

Todas as datas

  • 2025-04-12 15:30
 

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta

 Inquéritos de satisfação