O Arte Institute volta a Portugal para proporcionar o encontro entre programadores culturais de todo o mundo e artistas nacionais, naquela que já é a 6.º. edição do RHI - Revolution Hope fundadora Imagination (www.rhi-think.com), de 14 a 23 de março de 2024. Com vontade de superar o sucesso das edições anteriores, o evento vai passar por 14 cidades (Cascais, Torres Vedras, Alcobaça, Funchal, Leiria, Loulé, Faro, Torres Novas, Évora, Nazaré, Vidigueira, Braga, Porto e Lisboa) e não faltam palestras, workshops ou showcases para criar oportunidades únicas de convergência entre artistas e programadores/curadores.

É este o grande objetivo do RHI, segundo a Ana Ventura Miranda, fundadora do Arte Institute, em Nova Iorque: “A iniciativa RHI vai continuar, nesta 6.º edição, a promover a internacionalização de artistas portugueses, trazendo a Portugal programadores e curadores estrangeiros para conhecerem os projetos nacionais. Por outro lado, continuamos a nossa outra missão que é dar novas ferramentas e metodologias de trabalho para a área da cultura e seus profissionais”.

Programa em Torres Novas

17 de março

Workshop de dança contemporânea (destinado a escolas de dança)

10h| TALK Oportunidades em festivais literários, na Bibiblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

11h30 | TALK Oportunidades para internacionalização de um projeto artístico (artes plásticas, música, teatro e literatura), na Bibiblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

14h30 | TALK Cinema e Multimédia, na Black Box da Central do Caldeirão

14h30 | SHOWCASES - ateliers de José Coêlho; João Carvalho; Alcides Baião; Júlio Costa; Sam Abercromby

20 de março

WORKSHOP Arte e Ciência na Escola Secundária Maria Lamas

Inscrições através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informações sobre o evento em rhi-think.com

Nas palestras “Oportunidades para internacionalização de um projeto artístico (artes plásticas, música, teatro e literatura)”, que se repetem em várias cidades, os artistas vão contar com a presença de nomes como Adilson Gomes, ex-Diretor Geral das Artes e das Indústrias Criativas (DGAIC) de Cabo Verde; Thayná Trindade, Curadora do Museu de Arte do Rio de Janeiro ou Joel Vieira, Superintendente cultural e Diretor de Cidadania de Niterói e Curador do Museu Janete Costa de Arte Popular da mesma cidade; Júlio Silveira, Curador do “Ler - Salão Carioca do Livro”, o maior festival literário de língua portuguesa, Márcio Motokane, Diretor Artítistico no Canal Futura da Fundação Roberto Marinho; e Jocivaldo dos Anjos, Ouvidor Geral da Educação da Bahia, Presidente do Conselho do Plano Estadual do Livro e da Leitura (Pell), Conselheiro estadual de Educação e um dos membros da Comissão Especial de Educação literária, entre outros.

Os workshops de Dança Contemporânea vão ser orientados por Fran Mello, o atual Diretor Artístico da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN), que vai apresentar dois espetáculos: “Pedra Doce - Poética de Cora Coralina” e “Presença na Ausência”.

SOBRE O ARTE INSTITUTE

Fundado a 11 de Abril de 2011, por Ana Ventura Miranda, o Arte Institute é uma organização pioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz em todos os continentes. Em 12 anos, já promoveu mais de 1200 artistas e esteve presente em 38 países e 119 cidades.

 

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural

A sua opinião conta

 Inquéritos de satisfação