Foi com muito orgulho que nos apresentamos como parceiros do Simpósio Internacional “Objectos e imagens de música nos museus de arte, públicos e privados”, organizado pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Universidade Nova de Lisboa).
O simpósio começou na passada sexta-feira e termina no sábado, na Casa Dos Patudos (Alpiarça), onde a Doutora Luzia Rocha apresentou uma comunicação sobre o Pianoforte (1777) patente na coleção do nosso museu.

O Museu Municipal Carlos Reis agradece à Doutora Luzia Rocha a possibilidade de levar a outras paragens, e a outros investigadores, esta peça bem como o nome do nosso museu.
Foi o Pianoforte (datado de 1777), de Mathias Bostem, que nos conduziu até este grupo de investigadores, que hoje levarão consigo uma pequena lembrança deste instrumento musical tão especial para o nosso museu (na verdade, uma peça especial para a história da música).

Na nossa intervenção na abertura do simpósio, lembrámos a importância de manter ativo o eixo museus-ciência, garantindo que o conhecimento científico sobre as coleções as pode dotar de maior (e novo) significado e, dessa forma, criar pontes entre os museus e as pessoas que os museus servem. É preciso que os objetos museológicos ganhem novos significados, para poderem ser cada vez mais significantes para as comunidades suas detentoras/usufrutuárias no tempo presente.

#cesem #museuspessoasmuseu #casadospatudos #museusciencia

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural