Histórias da história deste museu

Coleção de arqueologia.

A coleção de arqueologia resulta de um extenso trabalho de investigação e recolha arqueológica desde que foram descobertos os primeiros vestígios da presença do homem paleolítico na região de Torres Novas, nos inícios dos anos quarenta, por Georges Zbyszewki e Henri Breuil  e que, no seu conjunto, permitiram vislumbrar desde logo a riqueza arqueológica da região.

Histórias da história deste museu

Coleção de música e instrumentos musicais

A coleção de instrumentos musicais do museu, sendo pouco expressiva, conta cerca de duas dezenas de peças e é diversificada.

Deste pequeno conjunto fazem parte, por exemplo, um raríssimo pianoforte datado de 1777, da autoria de Mathias Bostem, um bandolim Napolitano datado de 1907, e uma viola braguesa do final do século XX.

Histórias da história deste museu

Coleção de mobiliário

Constituída por meia centena de peças, a coleção de mobiliário reflete a diversidade do espólio do museu, sendo também ela bastante diversificada.

Deste espólio destacam-se, entre outros, um confessionário ou um cavalete de pintura.

A origem das peças é diversa e na maioria dos casos desconhecida.

A peça que aqui se apresenta, uma cadeira tipo espreguiçadeira, tem braços móveis, é de madeira e palhinha, havendo dúvidas quanto à sua origem, aponta-se como uma das hipóteses ter  pertencido ao espólio Carlos Reis.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Torres Novas

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural