1. Um programa Mobilizador

Em 2008 a Assembleia da República aprovou a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, adoptada pela UNESCO em 2003. A publicação do decreto - lei nº 139/2009, de 15 de Junho, que estabelece o regime jurídico de salvaguarda do património cultural imaterial (OCI), e da portaria nº196/2010, de 9 de Abril, que define normas para os procedimentos de inventário do PCI, veio finalmente criar condições para que, a nível nacional, se pudessem dar passos decisivos na recolha e constituição de uma base de dados do PCI português.
As tradições e expressões orais, as expressões artísticas, as práticas sociais, rituais e eventos festivos, que entre outros aspectos da cultura popular, são realidades há muito recenseadas e estudadas por etnógrafos e antropólogos. Importava agora, projectar o que de mais singular ainda subsiste como manifestações vivas do PCI no nosso país.
Entretanto, este projecto tem sido pretexto para que, a nível local se tenham promovido programas de recolha ou de sistematização do património cultural imaterial, enriquecendo os acervos museológicos locais: ao objecto, junta-se agora a palavra, o gesto os saberes, os rituais.
Em Torres Novas, cabe ao Museu Municipal protagonizar este programa, ainda mais mobilizador porque, à base de dados do PCI do concelho, se associam acções mais vastas e abrangentes.


2. Registos da Memória - Ir mais além!

Arquivo do tempo presente

Histórias de vida:
Cada vida tem o mundo dentro e cada história de vida conta um fragmento do mundo. O acervo documental de histórias de vida vídeo-gravadas - a que se juntam fotografias e documentação pessoal dos entrevistados - constitui um fundo local de memórias de um passado ainda agarrado a este tempo e que se vai juntando, no museu, ao seu património material.

O escritor José Luís Peixoto apresentou o seu novo romance Galveias no Museu Municipal de Torres Novas.

Casa cheia para ouvir J.L. Peixoto e as suas memórias de um tempo e de um lugar tão real quanto ficcionado, Galveias.

No dia 8 de novembro, o museu abriu as portas a esta colecção de bens imateriais: as narrativas das manifestações intangíveis da cultura portuguesa, que se constituem em memórias colectivas, espaços e tempos de uma comunidade.

Na sessão, será entregue o prémio relativo à edição deste ano de 2016 do Prémio Maria Lamas de Estudos sobre a Mulher, o Género e a Igualdade, a Virgínia Baptista, autora da tese de doutoramento vencedora "Protecção e direitos das Mulheres Trabalhadores em Portugal (1880-1940)."

Dia 9 de Julho às 16 horas no Museu Municipal Carlos Reis.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Torres Novas

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural