Musealização da Central Hidroelétrica do Caldeirão – Torres Novas // Recolha de memórias

e testemunhos dos trabalhadores.

Procurando obter os testemunhos dos trabalhadores, e conhecer melhor as dinâmicas laborais da central, apresentamos a segunda e última parte da entrevista do Sr. César Sá, a quem agradecemos a disponibilidade para colaborar neste processo.

Musealização da Central Hidroelétrica do Caldeirão – Torres Novas // Recolha de memórias e testemunhos dos trabalhadores.

Procurando obter os testemunhos dos trabalhadores, e conhecer melhor as dinâmicas laborais da central, continuamos a apresentar a entrevista do Sr. Fernando Magalhães, a quem agradecemos a disponibilidade para colaborar neste processo.

 2ª parte:

«(…) Certa vez, o Sr. José Maria Tavares mandou-me ir buscar a folha de ordenados e eu vinha a descer a escada a olhar … e ele perguntou-me: “Então ó Sr Fernando? Passa-se alguma coisa? E eu: - Ó Sr. Zé Maria é aqui o valor do meu ordenado… não estou a entender. E ele mandou-me ir lá acima falar com o Sr. Mourão e que ele me explicaria. O sucedido é que eu tinha passado a efetivo e deixava de estar apenas na escala das folgas. Se eu estava a fazer o mesmo serviço dos outros, o patrão lá entendeu que eu deveria ter o mesmo ordenado que os outros e deu-me o aumento… Mas eu era o mais o mais novo, e nas escalas de serviço, posso dizer que em 15 anos naquele serviço, nunca passei um Natal com a família… Mas enfim… tudo isso passou… Depois, fomos sendo transferidos para a EDP, as turbinas pararam, e terminou a produção no Almonda. Ainda ficámos mais uns anos, eu fui trabalhar para a rede elétrica, fiquei na brigada do Sr. Artur Ferreira, certa vez, estava a fazer uma afinação num poste, apanhei com uma descarga de uma trovoada, o raio passou por mim entrou no fato de oleado e saiu no botim. Só havia dois para-raios na rede, um numa pecuária na Chancelaria e outro aqui em Torres Novas. Depois com a passagem à EDP toda a rede foi sendo melhorada, e ainda bem.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural