Sinopse

Esta é uma proposta do serviço educativo do MMCR para o público pré-escolar, integrado na exposição de arte contemporânea «Ó» de Anabela Mota, patente no Museu Municipal Carlos Reis, de 8 de fevereiro a 22 de março de 2020.

Esta oficina imiscui-se na área de expressão e comunicação, contemplada nas orientações curriculares para a educação pré-escolar; e, como tal, dá a oportunidade de desenvolver a expressão de pensamentos e emoções de forma criativa, utilizando uma linguagem artística. 

Metodologia

As crianças são levadas a “mergulhar” na obra de vídeo da artista – Transbordar (2020) e Pele I (2016) –, nesta imersão acontece a partilha de conversas/reflexões sobre a natureza e os fenómenos naturais. Partimos, assim, para a exploração de elementos da natureza: folhas, ramos e cascas de árvores, conchas, algas, flores secas, sementes… em contacto com azulejos de barro, num jogo de técnicas de baixo-relevo.

O objetivo é que as crianças vejam pormenores que, a olho nu, são difíceis de encontrar, e a visualidade das texturas dos elementos da natureza; nesta manipulação, exploração, transformação e criação procurar-se-á uma experiência sinestésica singular.

À medida que termina o trabalho, cada criança irá dispor o seu azulejo numa “linha do tempo”, a fim de explorar a noção de “processo” por oposição à de “evento”; o que está de acordo com o conceito da exposição, uma vez que os dois trabalhos da artista, previamente referidos, dizem respeito a obras de vídeo-instalação, sendo um vídeo, nada mais, nada menos, do que a sucessão de múltiplas imagens num determinado intervalo de tempo.

Pretende-se, igualmente, sensibilizar as crianças e as escolas para questões relacionadas com o património natural e cultural, e a interseção entre ambos.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural