Anabela Mota é uma artista portuguesa com raízes torrejanas, com mestrado em pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e cujo trabalho já se encontrou exposto em diversos locais, nomeadamente no Museu do Oriente (Lisboa), na Galeria Bang Bang (Lisboa), na Galeria Maxila Space (Londres), entre outros. Sendo uma artista bastante eclética nas suas obras, trabalha com vídeo-instalação, fotografia, escultura e pintura e é também curadora e professora no atelier Aberto, em Lisboa.

Está agendada uma visita comentada no dia 19 de fevereiro e uma sessão de slow art, que consiste na apreciação lenta de obras de arte e posterior discussão, no dia 4 de março.

 

Em finais de 2002 o Museu Municipal recebeu um dos seus mais interessantes legados, a “Doação Dr. Carlos Azevedo Mendes”.

A riqueza e diversidade tipológica desta doação fazem dela a mais significativa que até hoje integra o museu, não só porque os objetos nos remetem para a figura do seu proprietário, personagem de grande destaque no contexto histórico de Torres Novas, mas também porque dela fazem parte obras assinadas por artistas de grande relevo.

Fotografias de Carlos Relvas, finais do séc. XIX

A seleção de vistas “inéditas”, panorâmicas exteriores e cenários naturais, da autoria de Carlos Relvas (Golegã, 1838-1894), que apresentamos nesta exposição, é fruto da continuidade que o Município da Golegã, através do seu Pelouro da Cultura, continua a dar, ao estudo do legado de Carlos Relvas, e constitui mais um contributo para a valorização e divulgação das coleções de tão relevante autor do início da história da fotografia.

Doação João Espanhol

A “Casa Espanhol”, especializada em cofres e fechaduras, ou na arte de afiar lâminas de tipografia, foi, durante décadas, referência comercial em Torres Novas. João José Lopes, por todos conhecido como “João Espanhol”, tornou-se, juntamente com os seus irmãos, responsável pela loja de amolar quando tinha apenas 11 anos, na sequência da morte do pai, proprietário da loja, que havia iniciado o negócio em espaço situado no r/c do antigo Cineteatro Virgínia. A “Casa Espanhol” foi, até ao seu encerramento em maio de 2018, o estabelecimento comercial mais antigo da cidade torrejana.

Calendário

Eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Torres Novas

Outros sites

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes Ano Europeu do Património Cultural