O Município de Torres Novas foi distinguido no passado dia 29 de Outubro com o prémio da APOM 2021 na categoria de educação e mediação cultural com a oficina «O Visível do Invisível», promovida pelo Museu Municipal Carlos Reis no âmbito do seu serviço educativo.

Trata-se de uma proposta a partir da obra de Anabela Mota que esteve patente na exposição intitulada «Ó». Nesta atividade, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver a expressão de pensamentos e emoções de forma criativa, utilizando uma linguagem artística.

Também o projeto «Museu na Aldeia», de que o Museu Municipal Carlos Reis faz parte no âmbito da Rede Cultura 2027, foi agraciado com o prémio Inovação e Criatividade e com a menção honrosa na categoria Educação e Mediação Cultural. Também a exposição «Identidade Territorial: Imaginário visual de uma região», patente no Mimo – Museu da Imagem em Movimento de Leiria, na qual o Museu Municipal Carlos Reis participa também como parceiro da Rede Cultura 2027, foi distinguida com prémio na categoria Parceria.

Esta distinção é promovida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), designada abreviadamente por APOM, e que tem por finalidade: agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo ICOM, no seu Estatuto; promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos que a enformam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações; realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.