RECOLHA DE ESPÓLIOS PARTICULARES
Neste processo temos contado com entregas e doações de bens culturais e espólios documentais por parte dos antigos trabalhadores e da comunidade, algo que nos tem trazido bastante satisfação e motivação para constituir, organizar, registar e desenvolver bancos de dados a partir de testemunhos e memórias, e também a partir de objetos e documentação diversa (fotografias; imagens; livros de registo; boletins de leitura; cartões pessoais de profissional; documentação sindical, etc.) associada à Central. Foi nesse contexto, que recebemos a doação de vários fusíveis de cerâmica que pertenceram ao espólio de material usado pelos eletricistas da central.
FUSÍVEL
INVº Nº: MMTN/CAL004
DATAÇÃO DE UTILIZAÇÃO: 1960-1980
FABRICANTE: GARDY
Capacidade: 20A - 60A
DIMS. 3,5x1x3,5
MATERIAL: Liga metálica/cerâmica/areia
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
DESCRIÇÃO/ HISTORIAL: Dispositivo de proteção contra sobre-corrente em circuitos elétricos. Consiste num filamento de metal intercalado num ponto de uma instalação elétrica, para que se funda, quando a intensidade de corrente elétrica que o percorre supera um determinado valor, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, tendo como objetivo não danificar a integridade do sistema. Fusíveis e outros dispositivos de proteção contra sobre-corrente são uma parte essencial de um sistema elétrico. Este tipo de fusíveis, são fabricados por um corpo isolante em cerâmica vidrada que suporta os esforços mecânicos de alta resistência térmica, são preenchidos com areia de sílica de alto grau de pureza no interior, e submetidos a vibração. Foram utilizados nos circuitos de instalação elétrica da rede primitiva de Torres Novas, e utilizados para proteção em transformadores, motores, condensadores, cabos e outros. Pertenceram ao material elétrico da Central do Caldeirão e foram recolhidos após o encerramento da Central em 1986.
MODO DE INCORPORAÇÃO: Doação// março 2022
DOADOR: Fernando Manuel dos Santos Faria