Neste processo temos contado com entregas e doações de bens culturais e espólios documentais por parte dos antigos trabalhadores e da comunidade, algo que nos tem trazido bastante satisfação e motivação para constituir, organizar, registar e desenvolver bancos de dados a partir de testemunhos e memórias, e também a partir de objetos e documentação diversa (fotografias; imagens; livros de registo; boletins de leitura; cartões pessoais de profissional; documentação sindical, etc.) associada à Central. Foi nesse contexto, que recebemos a doação de um medidor elétrico que pertenceu ao espólio de material de campo dos eletricistas da central.
VOLTÍMETRO
INVº Nº: MMTN/CAL/002
MARCA: Universal AVOmeter
MODELO: nº 8
DATAÇÃO: 1956
INVENTOR: Alessandro Giuseppe António Anastásio Volta (1745-1827)
FABRICANTE: AVO Ltd. Automatic Coil Winder & Electrical Equipment Co. Ltd.
LOCAL DE FABRICO: Inglaterra, Londres
DIMS. 15x10x18cm
MATERIAL: Metal/ baquelite/ vidro
INSCRIÇÕES: [Etiqueta autocolante na lateral esquerda do aparelho: Nº de identificação: 102768-C-160; Intervalo de calibração: 180 dias; Calibrado Data: Uso Geral; Calibrado em: 15/7/67; A calibrar em: 13/1/68]
DESCRIÇÃO/ HISTORIAL: O voltímetro é um aparelho de medição da corrente elétrica utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico. Este é um voltímetro analógico que realiza a medição através de ponteiro. Pertenceu ao material de campo dos piquetes de eletricistas da Central do Caldeirão. Recolhido após encerramento da Central (1986).
MODO DE INCORPORAÇÃO: Doação// março 2022
DOADOR: Fernando dos Santos Faria// ENTREGUE POR: José António Piranga Faria